Na natureza estes insetos atacam e se alimentam do cerne ou seja miolo das árvores, mas se adaptaram em buscar seu alimento dentro de nossas casas, devorando além de madeiras, tecido, couro, papel, documentos, etc.
Na busca de alimento atacam e danificam, mantas de impermeabilização, cabos de redes elétricas e telefonia, etc. Estes insetos sempre atacam as escondidas e quando notamos os estragos já são grandes.
Os cupins subterrâneos são assim denominados por construírem seus ninhos no solo. De fato, estes cupins também podem construir seus ninhos em vãos estruturais, como: caixões perdidos em edifícios, vãos entre lajes, paredes duplas, ou qualquer outro espaço confinado que exista em uma estrutura, seja ela uma residência, indústria ou comércio. Neste grupo encontramos uma espécie que é denominada de Cupins de Concreto, pois perfuram qualquer material, até mesmo o concreto de fundações, lajes, paredes, para buscarem seu alimento que é madeira (celulose).
Biologia dos cupins
Cupins da família Rhinotermitidae, com operários esbranquiçados, de corpo alongado e dotados de “cintura”. Soldados frequentes, com corpo claro e alongado, e cabeça amarelada a amarelo-alaranjada. A população das colônias do cupim subterrâneo é enorme, podendo até chegar a milhões de indivíduos. Os cupins subterrâneos realizam o consumo médio diário de 300 gramas de material celulósico. Podem ser muito vorazes e daninhos em curto prazo. São pragas importantes de edificações e têm nas árvores infestadas um importante reservatório urbano.
Hábitos dos Cupins
Cupins subterrâneos alimentam-se de madeira, mas vivem em ninhos construídos fora do alimento, em locais, bem ocultos e protegidos. As trilhas e as peças atacadas recebem um revestimento fecal de cor clara, acastanhada, típico dos cupins subterrâneos. constroem túneis em arestas e fendas, o que torna a infestação pouco perceptível. Podem atacar estruturas de madeira de casas e as árvores que servem de apoio para a colônia! Como todas as outras espécies, deixam seus rastros, como pózinho que são suas fezes, como também trilhas e formando um caminho até o local de alimento e ninho.
tamanho da colônia
danos causados
dificuldade de identificação
Conheça detalhes dos nossos métodos de tratamento
A injeção no foco trata cada ponto separadamente. Para se atingir o outro lado, é necessário tratar o solo abaixo da fundação, injetando o produto através do piso de cimento. A solução é aplicada em áreas onde os cupins entram na estrutura.
Utilizada para combater cupins subterrâneos e cupins arborícolas, esse método cria uma barreira química impedindo a circulação e instalação dos cupins. Aplica-se produto químico, direto no solo através de furações na área afetada, criando uma proteção!
A Calda Cupinicida é um produto específico para a eliminação de cupins, sendo o mais utilizados na descupinização, por exemplo através da pulverização. A madeira absorve uma camada suficiente de cupinicida, criando uma situação contagiosa para os cupins subterrâneos, eliminando-os imediatamente.
O expurgo consiste na aplicação de gases tóxicos que entram na peça na qual os cupins infestaram e formaram colônias. Estes gases são suficientes para matar os cupins e não deixam resíduo. Esse gás é explosivo e deve ser manejado apenas por profissionais.
Inspeção
Ao sermos solicitados, enviamos uma equipe profissional para realizar uma inspeção no local, verificar qual espécie está no ambiente e averiguar o nível de infestação.
Aprovação
Após a aprovação, nossa equipe analisa e planeja o melhor método de tratamento para exterminar os cupins. Deste modo, conseguimos eliminá-los de maneira eficiente e segura.
Execução
Iniciamos a execução logo que o método é escolhido para o extermíno do cupim. Realizamos o serviço com eficácia e agilidade, proorcionando um resultado duradouro.
Fale conosco
Personalizamos nosso atendimento para poder levar a você as melhores soluções 24h por dia, os 7 dias da semana.
Entre em contato com a nossa equipe!