Apesar do nome, essas pragas se instalam em outros objetos que tenham proximidade com as árvores. Devido ao peso dos cupinzeiros muitas vezes os troncos acabam cedendo e causando acidentes em residências e redes de eletricidade. Outras áreas que sofrem com os ataques desses insetos são vigas, pisos, forros e até mesmo alguns móveis. Uma das características que distingue o cupim arborícolas de outros é a quantidade de reis e rainhas numa mesma colônia. Normalmente os cupinzeiros possuem apenas uma, que fica responsável pela criação contínua de novos indivíduos.
Os ninhos são facilmente identificados por suas características peculiares. São grandes, negros, possuem formato mais ou menos esférico e se situam nas copas das árvores. Uma vez que o cupim arborícolas possui diversos reprodutores nas colônias, ocorrem variadas oviposições. Esse tipo de particularidade faz com que existam inúmeros nascimentos ocorrendo de forma simultânea dentro no cupinzeiro. A ação dos cupins muitas vezes ocorre de forma silenciosa, o que pode vir a causar aparições surpresas dessas pragas. O cupim arborícolas é mais comum de ser visto em áreas próximas à caatingas e matas, mas isso não impede sua presença em ambientes urbanos.
Biologia dos cupins
Os cupins arborícolas recebem esse nome devido ao hábito de construírem seus ninhos sobre árvores. Esses cupinzeiros geralmente são grandes e possuem coloração bem escura. A principal espécie de cupim arborícola é a Nasutitermes corniger, também citada por outros autores como Nasutitermes araujoi ou Nasutitermes globiceps. Essa espécie constrói túneis e galerias que vão desde o ninho até o chão. Se infestam ambientes internos, seu ninho pode ser encontrado fora, em árvores por exemplo, que se encontram próximas
Hábitos dos Cupins
O que os diferenciam das outras espécies é que os cupins arborícolas não vivem em madeiras, e seus cupinzeiros são construídos em árvores. Seus hábitos são mais rurais, porém podem invadir o ambiente urbano. Assim como todos os outros, se alimentam de madeiras em geral, infestam, destruindo e claro, sempre deixando rastros. Quase todas as espécies urbanas de cupins deixam o famoso “pózinho”, atente-se nele e se houver árvores próximo ao seu ambiente procure seu cupinzeiro que é fácil de ser localizado.
tamanho da colônia
danos causados
dificuldade de identificação
Conheça detalhes dos nossos métodos de tratamento
Sendo um método diferente de todos os outros, o gel cupinicida pode realizar a descupinização sem movimentos de objetos. Sendo inserido diretamente onde os cupins estão, esse produto impede a proliferação e entrada de cupins novamente no local.
Utilizada para aplicações de prevenção em Móveis, instrumentos musicais, portas, obras de arte, superfícies de madeira em geral, criando uma camada preventiva com produto químico, garantindo que os Cupins de madeira seca não penetrem essa barreira.
Utilizada para combater cupins subterrâneos e cupins arborícolas, esse método cria uma barreira química impedindo a circulação e instalação dos cupins. Aplica-se produto químico, direto no solo através de furações na área afetada, criando uma proteção!
Inspeção
Ao sermos solicitados, enviamos uma equipe profissional para realizar uma inspeção no local, verificar qual espécie está no ambiente e averiguar o nível de infestação.
Aprovação
Após a aprovação, nossa equipe analisa e planeja o melhor método de tratamento para exterminar os cupins. Deste modo, conseguimos eliminá-los de maneira eficiente e segura.
Execução
Iniciamos a execução logo que o método é escolhido para o extermíno do cupim. Realizamos o serviço com eficácia e agilidade, proorcionando um resultado duradouro.
Fale conosco
Personalizamos nosso atendimento para poder levar a você as melhores soluções 24h por dia, os 7 dias da semana.
Entre em contato com a nossa equipe!