A broca de madeira da espécie Lyctus brunneus é um besouro da família Bostrichidae. A espécie é conhecida como besouro do pó marrom ou besouro marrom de Lyctus. Vive na madeira! Por meio de suas mandíbulas essas pragas conseguem perfurar as madeiras com facilidade e invadir os locais em busca de pontos para se reproduzirem. São frequentemente encontrados em ambientes naturais, mas também em armazéns, museus, residências, onde infestam móveis antigos, pavimentos e todo tipo de madeira artesanal.
Brocas atacam a madeira na fase de larva, não são sociais e levam de quatro meses a 3 anos para se tornar um inseto adulto. O tempo de desenvolvimento da broca é destinado pelo ambiente e condições nutritivas em que vive. A alimentação das brocas é feita basicamente por madeiras diversas e alguns fungos que podem crescer em material vegetal. Assim como os cupins, as brocas de madeira também causam inúmeros danos aos móveis e outros artefatos provenientes desse material.
Biologia das Brocas de Madeira
Os cupins arborícolas recebem esse nome devido ao hábito de construírem seus ninhos sobre árvores. Esses cupinzeiros geralmente são grandes e possuem coloração bem escura. A principal espécie de cupim arborícola é a Nasutitermes corniger, também citada por outros autores como Nasutitermes araujoi ou Nasutitermes globiceps. Essa espécie constrói túneis e galerias que vão desde o ninho até o chão. Se infestam ambientes internos, seu ninho pode ser encontrado fora, em árvores por exemplo, que se encontram próximas
Hábitos dos Cupins
No passado habitavam a madeira seca e morta de árvores. Adaptaram-se bem aos centros urbanos, explorando a madeira antiga encontrada em edifícios e móveis. Assim como os hábitos dos cupins, as brocas de madeira criam buracos nas estruturas e peças de madeira. Soltam pózinho que no caso são fezes, porém o pó da broca de madeira é mais fino do que o dos cupins. Já a espécie Lyctus brunneus essa espécie de broca de madeira é encontrada em área silvestre e urbana, principalmente em residências, armazéns e museus. Também soltam pózinhos como as demais espécies.
tamanho da colônia
danos causados
dificuldade de identificação
Conheça detalhes dos nossos métodos de tratamento
A injeção no foco trata cada ponto separadamente. Para se atingir o outro lado, é necessário tratar o solo abaixo da fundação, injetando o produto através do piso de cimento. A solução é aplicada em áreas onde os cupins entram na estrutura.
Utilizada para aplicações de prevenção em Móveis, instrumentos musicais, portas, obras de arte, superfícies de madeira em geral, criando uma camada preventiva com produto químico, garantindo que os cupins de madeira seca não penetrem essa barreira.
Essa forma de tratar a madeira é indicada para peças que não podem ser mergulhadas, como peças de grandes dimensões que estão sendo afetadas pelos cupins. A aplicação é realizada por pinceladas na madeira, sendo indicado executar na sombra.
A imersão é realizada quando necessário tratar um grande número de peças contra o ataque de broca de madeira, principalmente as de pequenas dimensões. De maneira incrível a madeira recebe o preservativo com alta velocidade.
Inspeção
Ao sermos solicitados, enviamos uma equipe profissional para realizar uma inspeção no local, verificar qual espécie está no ambiente e averiguar o nível de infestação.
Aprovação
Após a aprovação, nossa equipe analisa e planeja o melhor método de tratamento para exterminar os cupins. Deste modo, conseguimos eliminá-los de maneira eficiente e segura.
Execução
Iniciamos a execução logo que o método é escolhido para o extermíno do cupim. Realizamos o serviço com eficácia e agilidade, proorcionando um resultado duradouro.
Fale conosco
Personalizamos nosso atendimento para poder levar a você as melhores soluções 24h por dia, os 7 dias da semana.
Entre em contato com a nossa equipe!